Skip to content

Preconceito e Injustiça Social

09/06/2010

Chego a perceber, parecer uma guerra, onde a minoria dos ricos massacram a grande maioria dos pobres, não distante, parecer os reflexos da Revolução Industrial do século XVIII, onde houve a implantação do Capitalismo, trazendo um novo estilo de vida, um novo modelo de Sociedade, onde os burgueses oprimiam o proletariado.

Hoje, no Brasil, por sinistro que pareça, faz parte dos 20 países mais ricos do mundo com uma das 10 piores distribuições de renda, onde 80% da riqueza gerada no país está concentrado nas mãos de apenas 10% da população.

Situação esta, que leva a gerar uma das formas mais comuns de preconceito no Brasil e em paises onde a desigualdade se torna bem visível, num nível elevado, é o preconceito social.

Preconceito diz (pré=antes conceito=distingui) você conceitua antes de conhecer alguém.

Podemos também dizer descriminação (impor uma condição de caráter antes de conhecer algo ou alguém).

O que chamaríamos de preconceito social?

Pobres de um lado da calçada, ricos do outro lado?

Nem sempre, eles podem muito bem estar juntos, num ambiente de trabalho, em um shopping, em um cinema e até mesmo na igreja e se dá a perceber o grau de indiferença no olhar do dito “superior”.

Os ricos têm seu constante grau de facilidade e aceitação em qualquer área social, a classe média, consome e domina a opinião pública no nosso país desde que seja interesse do rico, e o pobre?

Será que as classes dos pobres estarão sempre presas ao egoísmo dos ricos, e ao medo da classe média, será que o pobre sempre será excluído dos privilégios da evolução  e continuará não tendo acesso a educação, a saúde, ao lazer, sempre com o futuro já escrito por aqueles que precisam da mão de obra barata e frágil às ameaças de uma minoria opressora e burguesa?

Até quando ó Brasil?

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: