Skip to content

Em Busca da Felicidade… ou seria da Lacuna?

09/06/2010

No vale tudo pra ser feliz, homens e mulheres dilaceram corações e fazem piscinas com lágrimas em lacunas resultantes de escolhas imaturas e ilusórias tornando para muitos o relacionamento ideal, algo utópico. Para ilustrar meu ensaio, eu poderia usar de histórias reais de conhecimento geral do público, mas por questões de ética, usarei de base o filme The Notebook (Diário de uma Paixão).

É tão comum ver casais se divorciando em meio a fuligem de São Paulo e do restante do mundo. Alguns se unem informalmente alegando evitar problemas posteriores com o juiz. Casais que optam pelo matrimônio direto, são por vezes considerados demodês.

Para se esquecer um amor, somente um novo outro amor!”

Sem dúvida alguma, eu tenho este dito popular por maldito. Utilizando do filme por ilustração, nele, a jovem Allie Hamilton viveu um intenso romance com Noah Calhoun. Após a separação forçada do casal pelos pais da jovem, Noah é enviado para a 2ª Grande Guerra Mundial. Allie, com o passar do tempo, acredita que para esquecer de Noah, somente com um novo outro Noah em sua vida. Então Allie fica noiva de Lon Hammond Jr., aí cava, a jovem, sua lacuna. Lon a ama e a deseja por esposa, Allie aceita pra suprir o vazio deixado por Noah. Sete anos depois, Allie experimentando o seu vestido de noiva, vê num jornal, o anúncio de Noah, vendendo sua casa campestre e desmaia. Aprofundemos nesta sequencia do filme:

Allie tinha uma enorme chama dentro dela que queimava por Noah, com a esperança lançada ao fogo pela guerra, ela deixa essa fogueira de lado e com alguns galhos, levanta uma outra chama, agora para Lon. Allie talvez, até houvesse esquecido a primeira chama, mas não a apagou. Allie não renunciou a Noah, ela tentou encontrar uma nova forma de se aquecer do frio, mas não desfez aquela fogueira, Allie não pôs fim, não renunciou, não jogou fora, não terminou. Quando a foto de Noah surge em sua frente, fora como se por um momento se lembrasse da fogueira ao lado esquecida queimando um pouco de brasa que ainda havia e seu olhar fora fogo. O coração de Allie já não se dividiu, sua consciência sim, de ter de volta a esperança de realizar o feito com quem de fato sonhara e de ter que se desfazer de um casamento já pronto e enfrentar o constrangimento do fracasso de seu noivado tão enfatizado feliz.

Allie não pôde evitar ir atrás de Noah, porque sua história não tivera um fim! Estava inacabada. Isso fica explícito em seu desabafo na chuva – “- Por que não me escreveu? Não havia terminado pra mim!”. Então Allie trai seu noivo, desmancha o seu relacionamento e vai viver com Noah. Essa é a sequencia ápice do filme, é tão envolvente e bem escrita, que todos torcem pra que Allie deixe Lon, mas ninguém vê o mal que há nessa escolha. E Lon? E seus planos? E seu rosto? E seu coração?

Nosso casamento não deu certo.” ,“Foi um acidente.” – desculpas imaturas e maquiadas! “Nosso casamento não deu certo, eu traí e decidi deixá-lo! Foi um acidente, eu gostava de outra pessoa, achei que não poderia tê-la, me arranjei com outra, daí a primeira disse que daria, então larguei tudo e fui. Foi um acidente!” Desde quando imprudência é acidente? Dirigir embriagado e bater o carro não é acidente, é consequência do seu ato! Nunca, nunca se relacione com alguém se não tiver renunciado, suprido e queimado tudo do antigo amor, isso é deslealdade com o outro. O filme não mostra o que houve com Lon porque se não, The Notebook não seria mais um filme fofo. Mentir a si mesmo e enganar o outro não tem nada haver com ser feliz. Já não sabemos mais amar.

Por mais profissional e bem sucedido que seja O Diário de Uma Paixão, não aconselho a assistirem-o. Uma mensagem subliminar, é um conceito, involuntariamente , que fica gravado em sua mente, ao se deparar com a situação, sua decisão é influenciada por este conceito pré formado em você. Empresas de refrigerantes fazem isto em suas propagandas a todo tempo! É perigoso dar ouvidos e atenção a qualquer coisa. Somos influenciados pelo que ouvimos, vemos e falamos e o cinema é o terceiro maior influenciador e formador de opinião dos instrumentos de comunicação.

cenaA cena da traição é descrita com uma romântica tarde chuvosa, uma linda lagoa refletindo Allie com suas pernas abertas e trançadas na cintura de Noah num beijo tão caloroso que os dois atores até ataram relacionamento fora dos sets de filmagem. Torcemos pelo erro. Desejamos a traição de Allie e a dilaceração e vergonha do coração de Lon. Se Allie não havia superado Noah, que não se unisse a Lon.

  • Mas então ela vai morrer solteira?

Se você não está preparado para pilotar um avião, por favor não o tente. Você irá derrubar essa lata de chumbo na sua e em outras cabeças! Só faça isso após preparado!

Olhando desta perspectiva, O Diário de Uma Paixão não é nada romântico, é um filme de horror.

Para reflexão, darei um final alternativo pra o filme:

Noah e Allie ficaram juntos e viveram felizes. Lon desonrado e constrangido ao perder sua noiva por uma história viva que ela preferiu não finalizar nem contar-lhe, pegou sua arma com a qual defendera seu país na guerra e disparou uma única bala em seu peito afim de pará-lo de pulsar a dor…

Fim


Amem sem maquiagens, mentiras nem enganos. Limpem seus corações. Sejamos leais com nossos cônjuges. Não achem que desistir é mais fácil. Quebrar promessas, magoar corações, rejeição e traição nunca serão as melhores escolhas. Todo traidor desconfia do seu cônjuge. Toda separação deixa uma lacuna. Resolvamos nossas histórias, deixemos livres e limpos nossos corações, então amemos de verdade.

A língua hebraica separa essa chama relatada neste ensaio em três palavras: Raya (amizade), Ahavá (amor/companheirismo) e Dod (amor conjugal/sexo). O amor verdadeiro é trindade.

Anúncios
One Comment leave one →
  1. 10/06/2010 2:08 AM

    Comentário Geral:
    Blog perfeito. Só faltou inserir os blogs dos seus colegas no Blogroll.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: